Excelente reflexão protagonizada pelo Fura Redes.
Um clube de futebol é uma organização de pessoas que visa criar equipas para a prática do futebol e outras modalidades desportivas, a maioria.
Qual a finalidade do jogo? Vencer as partidas! Vencer troféus.
O Benfica foi tomado de "assalto" por engravatados que fizeram do clube e da sad uma fogueira de vaidades, onde a maioria (?) se serve do clube para viver vidas luminosas faustosas. Obviamente que não são todas as pessoas. Mas interesses pessoais e de grupos tomaram posse dos clubes.
Qualquer quadro médio com uma licenciatura, liberdade, liderança e bom senso é o suficiente para estar à frente de um clube. A licenciatura na medida que esta possa dar à pessoa critérios de raciocínio básico e desenvolvimento do pensamento conceptual e prospetivo. Digo eu qualquer pessoa dentro destes pressupostos e apaixonado pelo futebol e pelo Benfica dá 10 a zero às últimas direções.
O acumular de erros não são erros, são negócios e interesses pessoais, nem o escrevo com sentido doloso, outras decisões são manifestamente reflexo de mentalidades de rico, pessoas que não conhecem o significado da palavra gerir só da palavra gastar, e sim essa é uma característica dos ricos (não de todos).
Portanto precisamos de dirigentes da classe média (que tenham a vida estabilizada) com licenciaturas apaixonados pelo futebol e Benfica e que sejam intrinsecamente honestos, livres corajosos determinados. Das figuras públicas que conheço, Pedro Adão e Silva, Pedro Ribeiro, RAP, dos mais mediáticos.
O MEU FEELING sobre as causas deste acumular de erros neste ano é o seguinte:
O treinador entrou em rota de colisão com a estrutura, por erros de análise do treinador (Jurasek) e porque a Direção deixou sair jogadores importantes e não lhe deu alguns que ele queria.
A equipa perdeu confiança no treinador a começar no caso Odysseas, a má gestão durante o jogo, o não premiar do mérito e as decisões sem nexo.
A Direção foi incapaz de sanar as feridas.
Portanto os erros são causa e consequência num circulo destrutivo. NO entanto a forma como o treinador gere, grosso modo é super deficiente.
É por isto que acho que o treinador deve ser demitido.
Os erros dos anos anteriores no meu entender são fruto de manifesta incompetência, ou seja incapacidade de perceber o que os planteis pedem, ausência de humildade e capacidade de escuta/análise, subserviência aos empresários e falta de rigor financeiro.
ESTOU MUITO OTIMISTA EM RELAÇÃO ÀS DECISÕES, À PRÓXIMA ÉPOCA E SEGUINTES, até porque admito que os sócios vão reconduzir estes órgãos sociais ad nauseum. porque as pessoas são das Direções ou das pessoas e não do Benfica.
O Futebol das coisas menos importantes da vida é a mais importante ;)
Provavelmente a estrutura do futebol deve ser "toda demitida", num formato mais lógico fortemente renovada, sem isso, o futuro é risonho.
por muito que te custe a ti e a mim também os dirigentes são o reflexo dos adeptos conformistas e adversos à mudança.
ResponderExcluirquem lá esta por lá estar passa logo a ser iluminado, quem critica só faz o papel dos anti e coisas do género.
maior exemplo disso é que a maioria diz constantemente que somos prejudicados, que é inadmissível estarmos calados, que é uma pouca vergonha mas depois vota em quem à quinze anos esta calado sempre esteve mais apoia, e vai continuar a apoiar os responsáveis por tal destrato e por isso coniventes.
e depois continua sempre a votar nos mesmos porque os outros que podem ser alternativa não prestam e não vão fazer melhor segundo eles.
e andamos nisto à vinte anos.