domingo, 19 de fevereiro de 2023

O Lado Negro do Benfica

A Direção tem trabalhado de  forma excecional em todo o universo Benfica, desde as modalidades ao futebol sénior mas temos um lado negro, as equipas de Futebol, sub-19, sub-23 e B.

Desde a "saída" do Franculino a equipa sub-23 morreu. Não entendo o que levou o Franculino a ir para o Midtyland, gostaria que a Direção explicasse, no meu entender o Franculino é muito superior ao Ramos.

A equipa de Juniores é super banal e a equipa B é deprimente. Hoje foi o último jogo da B a que assisti. Como desportista aceito que percamos por enfrentarmos adversários muito fortes, agora perder por falta de qualidade?!, no meu Benfica não. Peço à Direção uma rigorosa análise a estes 3 planteis e reformulação total para a época 23/24, ter planteis mais pequenos e eventualmente eliminar a equipa sub-23.

Neste momento da época muitos jogadores que me pareciam promissores mostram-se banais, incrivelmente "inúteis". O futebol apresentado por estas 3 equipas é surpreendentemente banal, monótono, sem vigor ou personalidade.

Se na equipa A a vinda de um treinador com mentalidade ganhadora revolucionou o futebol do clube, acredito que as equipas de Juniores e B devessem ter equipas técnicas de "elite", muito bem pagas obviamente.

A aposta na formação deve ser só na qualidade. A equipa de juniores e B deviam ter 20 jogadores de alta qualidade e só. A formação nacional e até espanhola deviam ser escrutinadas ao limite e termos só bons jogadores, fica a dica. Temos imensos jogadores sem capacidade técnica / improvisação sem dimensão física  ou velocidade, acho isso ABSOLUTAMENTE DEPRIMENTE.

Se o Benfica oferecer 5 mil euros limpos a este tipo de jovens acredito que seja possível ter esses planteis de qualidade - isso custaria anualmente sensivelmente 5 milhões de euros o que acho razoável. Se vendermos um deles no espaço de 5 anos por 30 milhões de euros, esse jogador paga o investimento de 5 anos, fica a dica.


14 comentários:

  1. são tres casos distintos.
    os juniores é um caso flagrante de uma fornada que não saiu, bastar analisar a historia, nacional e internacional, para se perceber que é a coisa mais natural.
    até podemos dizer que no nosso clube não pode acontecer e coisas do género mas a verdade é que não estamos só no mercado e os outros também sabem trabalhar.

    a equipa b essa é um problema da maneira como a encaramos não pode ser exclusivamente só de jogadores vindos da formação tem de ter experiência é que depois se apanhas uma formada má, ou se sobem demasiados jogadores ou outra coisa qualquer acontece isto.
    este anos até tens outro problema que são demasiados jogadores em fim de contrato que se soma aos outros problema.

    a equipa sub 23 até acho que tem qualidade mas que o treinador não tem conseguido tirar partido dela.

    já agora não é só a equipa sub 23 que tem falta de alguém que saiba finalizar a equipa b igual, não fosse o pinho e o henrique a terem baixado e aquilo ainda era pior.

    presume que o problema do franculino fosse o mesmo do moreira, do martim neto, do ndour e que se tenha optado por fazer o mesmo que se fez com o camara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em Portugal existem bons jogadores noutros clubes é ir buscá-los, duvido que os jogadores melhores com idades de 17 a 20 anos que não estejam no sporting ou porto recusem vencimentos de 10 mil euros mensais e tb duvido que o Porto ou SCP ofereçam esses ordenados

      Excluir
    2. e é como digo acredito que se possam ir buscar bons jogadores (não excecionais) em outros países, os nórdicos por exemplo

      Excluir
    3. os melhores estão nos tres grandes os que não estão são piores os tres grandes secam completamente o mercado.
      alias basta veres que nos juniores os que jogam são juniores de primeiro anos os de segundo andam nos sub 23 e equipa b.
      e mesmo assim com juniores de primeiro ano duvido que fiquemos atrás de algum clube que não os outros grandes.

      os nórdicos tem outra mentalidade em que o futebol não é uma prioridade para se ir para fora ainda antes da formação são raríssimos os casos.

      nesse caso seria era de apostar em africa mas fora dos palops, e america do sul mas ficas nestes casos sempre dependentes dos empresários e de possíveis não renovações..

      Excluir
  2. Subscrevo.
    Ontem equipa B:
    1- incontáveis o no. de passes entre os centrais (e a perder);
    2- médio que receba a bola sem marcação não se vira para a baliza adversária antes passa-a para trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deprimente amo demais o Benfica e o Futebol para voltar a perder tempo com a equipa B, o mesmo com as citadas sub-23 e sub-19

      Excluir
  3. Ando a bater nisto desde sempre... Era bom que os responsáveis do Benfica analisassem o seguinte "pormaior" :
    Desde a Equipa de sub 17 á Equipa B vejam quem são os treinadores do fc porto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um feeling que seria IMPORTANTÍSSIMO recuperar o Nuno Gomes para Diretor da Formação mesmo que tivesse que ser assessorado por alguém da área financeira para renovação de contratos e afins.

      Excluir
    2. Sim, não digo que seja má ideia ... Mas mais, muito mais importante do que isso, é os jovens da formação terem "exemplos vivos" junto deles todos os dias. Só José Henriques e Paulo Lopes não chegam. Que por sinal e coincidencia são ex guarda redes.
      Muito sinceramente, concordo que não temos muitos ex jogadores capazes, ou disponiveis, para essa função, mas há alguns como por exemplo Eliseu, Paneira, Mozer, Valdo Schwartz, João Tomás, o próprio Petit porque não ? Aproveitar que Kandaurov está por cá, ele que tem experiencia de formação na Ucrânia. As posições que ocupavam em campo não foi por coincidencia que os mencionei...

      Para Diretor da Formação apostaria em alguem com perfil de Treinador mas tambem Gestor. Penso que um triunvirato constituido por Rui Vitória, João Tralhão e Diogo Luis, levaria o barco a bom porto.

      Excluir
    3. concordo que faltam antigos jogadores na formação mas acho que o postos do que temos não é solução até porque foi o modelo até há uns anos e com piores resultados do que aqueles que temos agora.

      já o disse que deveria ser um misto.
      ter num escalão um treinador formador com um ou dois adjuntos antigos jogadores no escalão seguinte ter um antigo jogador sendo os adjuntos formadores e depois ir alternando um formador e um antigo jogador.
      mas como na maioria das coisas a malta é de ou oito ou oitenta.

      Excluir
    4. Nas equipas técnicas tem que haver sempre malta do treino, da faculdade, mas concordo com o que ambos escrevem
      O Diamantino e o Carlos Manuel se tivessem paciência para este tipo de trabalho era fantástico... e o Alves

      Excluir
    5. Concordando...discordando...Como se costuma dizer, "burro velho não aprende linguas". Eu continuo com a convicção e a ideia de que a Equipa B não pode ser tratada como Equipa de Formação. Esta equipa é de preparação, é de transição para a equipa principal. Tem de ser orientada com o objectivo de qualquer jogador, quando chamado, esteja pronto a dar o seu contributo á equipa A. Tem de estar dentro dos sistemas e métodos da turma principal. TEM DE TER UM TREINADOR.

      A equipa B tem sido uma desilusão, não só por causa do treinador que é fraquinho e não tem perfil para estas andanças, mas tambem devido á mentalidade com que se abordam os jogos. A falta de um ou dois jogadores mais velhos no onze explica muita coisa. Não se pode querer que miudos, sim miudos, com 16, 17, 18 anos, habituados a competições de formação, ombreiem em termos de experiencia com "verdadeiros ratões" da bola com 28, 29 e trinta e muitos anos na maioria da vezes !! E a maior parte com experiencia de divisão principal...

      O Sr. Castro que explique o porquê de ter jogado no sistema da equipa principal quando o Shjielderup e o Tangstedt foram a equipa B e agora ter voltado de novo ao seu sistema preferido com os resultados que se conhecem...

      Excluir
    6. qualquer um desses tres que mencionas teriam sido importantes à uns anos agora penso que já passaram do prazo.
      os mencionados em cima esses sim, tirando o petit que não vai deixar uma equipa da primeira para ir para a segunda liga ou mais baixo.
      acrescento o paneira,

      Excluir
  4. mas nisso da equipa b concordo que já não devia de ser considerada de formação.
    e que por exemplo nessa deveria ser um antigo jogador e a partir daqui ir alternando sub 23, juniores, etc.

    ResponderExcluir

A eventual continuidade do Roger

Eu estou lixado, sim estamos. Ele não é criativo, ele não sabe fazer substituições, ele aposta sempre nos mesmos, então temos que ter os tai...