sábado, 12 de novembro de 2022

Agir com Segurança e Inteligência.

Os posts de mexeriquice não me interessam e acho simplesmente ruido inútil. Contribuir para a reflexão interna, INTERESSA-ME TOTALMENTE, sendo sócio tenho o dever de somar ideias, quanto mais opiniões o decisor recolher mais preparado estará para atuar. E estas conversas de blogs espalham-se e criam narrativas que podem convergir no seu tempo.

Esta Direção realizou um trabalho de enorme qualidade atendendo ao que o "dono do palheiro" deixou -  "tudo" armadilhado. O Benfica num país futebolístico completamente subjugado aos poderes ocultos tem que ter um plantel com 2 jogadores de muita qualidade por posição e mais uma equipa B com 11 titulares capazes de servir a equipa A a qualquer momento.

Espero que entre Janeiro e Julho o plantel fique mais estruturado, reafirmo a necessidade de adquirirmos "para já":

- Médio centro de qualidade, na América do Sul ?, até a prever o que se vai passar no Verão.

- Extremo(s) acelerador(es), o meu fetiche é o Jesper Karlsson, mas posso estar errado.

- Avançado goleador, honestamente não vejo ninguém, nem nas seleções jovens, acredito que o Scout observe mercados secundários onde incluo África e Médio Oriente.

Coloco o plantel com os jogadores de qualidade indiscutível:

 Ody, Helton e Samuel / Gilberto e Bah/ - Otamendi, Silva, Morato, Lucas, Vitor e Brooks/ Grimaldo e Ristic/ Florentino, Fred, Enzo, (----)/ Rafa, Neres, João Mário, (Draxler? -------), (------), (------)/ Ramos, Araújo e Musa

Num 4.2.3.1, percebemos que falta 1 médio e 2 flanqueadores, sendo que nos avançados não temos nenhum Darwin ou Cardozo ou Mitroglou. Nesta análise faltam 4 atletas que passarão a 6 caso o Grimaldo e o Enzo saiam.

Acredito que o Kamada e o Karlsson, por exemplo possam ocupar as vagas de flanqueadores/médio interiores. Gastar aí uns 25 milhões nos 2 parecia-me muito bem. Dez milhões no Grimaldo, acho que vale o investimento, vamos em 35, todos valem os valores. Acredito que se consiga um médio de muita qualidade por 20 a 25 milhões (como o Enzo) e um avançado pelos mesmos valores. Representa um investimento global na ordem dos 100 milhões, mas suponho que o Enzo ... , portanto... O Enzo saindo pela clausula, mais uma formula que o jogador tem de ajudar o River clube do seu coração, faz com que não necessitemos de vender mais ninguém, aí será uma decisão estratégica, a venda do Silva pelos 100. Essa venda poderá dar uma almofada para abater alguma divida e aumentar o cashflow, não digo que seja errado. Uma divida "real" a terceiros (fora do universo "empresas" Benfica) na ordem dos 200 milhões parece-me suportável. Essas eventuais vendas do Enzo e do António podem dar a estabilidade que necessitamos para pensar e agir com larga margem.

No me entender, que pode estar errado, se Tomás Tavares regressar em condições deveria ficar porque faz as duas laterais da defesa e eventualmente outras posições.

Os jovens da atual formação aparentemente têm que ser considerados supra numerários:  Paulo Bernardo (acho mesmo que em Janeiro devia ir para o estrangeiro para uma equipa que lhe dê minutos), N'Dour ou Martim Neto. O N'Dour é de todos aquele que parece crescer com mais rapidez, talvez possa ser o 4º médio e poupam-se uma massas. Existe um jogador que fiquei com a "pulga atrás da orelha" no bom sentido - Malcolm Simmons, que deve estar lesionado, apresentava algumas lacunas técnicas que suponho possam ser corrigidas. Na linha avançada se o Ramos saísse... pessoalmente acredito estupidamente no Franculino Djú, sei que não é um primor de técnica mas tem aquela alegria que me inspira brutalmente. Se aparecer um Newcastle é carregar decisivamente no preço.

Temos atualmente jogadores com prestações interessantes: Pedro Santos e Gerson.

No regresso Gouveia pode ocupar a vaga do Draxler.

As perspetivas para este ano e as próximas épocas aparentam ser  FABULOSAS,  assim se cumpra. 

O GRANDE DESAFIO DA INTELIGÊNCIA É DESCOBRIR OS JOGADORES ANTES DELES EXPLODIREM: Darwin, Luiz Dias, Bruno Fernandes, Mateus Nunes. O Benfica devia ter no Seixal 3 ou 4 pessoas a fazerem seguimento apertado às dicas que se vão recolhendo, provavelmente tem...


Um comentário:

  1. agora precisas de um medio centro para compor o plantel que por ser numa altura com pouca oferta será sempre alguém para ser quarta escolha.
    se sair o enzo tens de ir ao mercado buscar alguém do mesmo valor não consegue substituir com alguém da casa.
    o paulo e o martim para aquela posição não servem não tem as característica podem é ser para o lugar do joão mario mas isso já deveria ser testado na b, em vez de continuarem a jogar a dez.

    o ndour a manter a evolução poderia ser o nosso quatro medio mas se contratares alguém para compor o plantel agora, duvido que alguém com muita qualidade que queira vir para não jogar tendo tres à sua frente de muita qualidade e um treinador que roda pouco e substitui pouco, fica com dois de enorme qualidade e depois dois muito longe dos titulares e depois não podes fazer rotação.

    africa não é um mercado de recrutamento todos os jogadores africanos de valor ou fizeram escola na europa ou tiveram de fazer tres quatro anos pelos mercados periféricos da europa.
    e o medio oriente muito menos pelo menos em termos de ponta de lança que é coisa que eles não produzem.

    no caso dos pontas de lança tens de os ir buscar onde o tens ido buscas, mitroglou, rdt, vinicius, yaremchuck, os que aproveitaste não descansamos enquanto não tentamos fazer dinheiro com eles quando os devíamos era ter aproveitado mais tempo, os outros tem não os soubemos aproveitar ou ter paciência para os aproveitar.

    ResponderExcluir

Descrença, a lógica do observável.

Talvez chegado a um momento de lucidez. Com Luis Vieira o Benfica mergulha no caos das decisões ano após ano... planteis desiquilibrados (a ...