terça-feira, 14 de março de 2023

A temporada, o Treinador e o Plantel

Em loop com o objetivo de aprofundar as reflexões em continuum - que devem ser  feitas. O Benfica deve estar sempre em total questionamento com o objetivo de o fazer crescer e mesmo que atinjamos um qualquer equilíbrio é nesse momentum que a reflexão se deverá aprofundar, jogador a jogador, plantel  a plantel. Vimos o que deu o unanimismo em volta do dono do palheiro, cegueira e estupidez generalizadas.

Voltando á vaca gelada, Roger (por seis anos era muito bem) é a trave mestra. Que fabulosa temporada de um futebol maravilhoso.

É absolutamente necessário valorizar alguns atletas do plantel, o guarda-redes, toda a defesa inclusive o Lucas e o Ristic porque observo qualidade. No meio campo Tino, Aursnes e Chiquinho, que qualidade. Os médios avançados Mário, Rafa, Neres e Guedes. E os avançados Ramos e Musa.

Observando com rigor percebemos que para 6 posições do meio campo para a frente temos 9 jogadores, agora 8 com a lesão do Guedes e temos consciência que o Musa sendo um bom jogador está  aparentemente longe da qualidade de Ramos, portanto para 6 posições 7! jogadores, demasiado curto!, aparentemente. Temos ainda o Neves, Andreas e Casper que estão a chegar com pouquíssima experiência.

O reforço que eu e muitos pedimos é realmente necessário, o plantel precisa de mais soluções. Eventualmente necessitamos de um alternativa credível ao Odysseas, 2 médios um mais defensivo outro mais construtor e um extremo/avançado para o lugar do Guedes. Se o Ramos sair e o Araújo não rebentar precisamos ainda de um ponta de lança.

Espero que a Direção esteja atenta, que tenha recolhido toda a informação necessária e que após o fim da época contrate rapidamente de forma a se iniciarem os trabalhos com o plantel completo. No meu entender o Benfica deve ter identificados pelo menos 3 jogadores por posição, todos eles ao alcance da nossa bolsa. Acredito que o Benfica tenha uma equipa (6 ou 7 pessoas) de elite a trabalhar no scouting do clube.

Vencer o campeonato está ao nosso alcance, chegar às meias ou final da champions, bem... veremos o que o senhor das esferas tem para nos presentear.

Após muita reflexão devo dizer que vender o Ramos não me parece uma ação que promova o crescimento da equipa, tudo deve ser muito ponderado.

5 comentários:

  1. sobre o treinador e seja este ou outro qualquer, as avaliações são feitas no fim da época.
    depois por norma um treinador deve ficar no máximo tres anos e em casos excecionais se ao fim de dois, dois anos e meio se verificar que é um caso que mereça continuar então mais um ano ou dois máximo.

    para a grande maioria dos treinadores, mesmo alguns que não passam de medianos, não é difícil fazer uma época muito boa o difícil é depois manter e saber modificar porque a partir de certa altura se o treinador não se reinventa passa a ser fácil de contornar já que toda a gente depois sabe como o ultrapassar.

    andar a fazer planos para um treinador que nem sequer se sabe se tem capacidade para se reinventar é prematuro e acho que até o próprio treinador o acha, o que só abona em seu favor.

    qualquer jogador dos jogadores que vendas por elevadas quantias nunca promove o crescimento da equipa a questão é mais a capacidade para os conseguir reter, ou pelo menos conseguir requer mais um ano ou dois alem do ano em que explodem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando um treinador é de elite... Alex Fergusson
      o futebol que a equipa apresenta é o cartão de visita da sua qualidade e competência, vencer ninguém pode prometer, mas a qualidade do trabalho é inequívoca
      estou muito expectante relativamente à composição do próximo plantel, muito mesmo

      Excluir
    2. mas quer o alex, quer o guardiola, quer até o klopp, e outros existem no passado, são a exceção.
      e se reparares mesmo as exceções quase só acontecem em inglaterra.

      e o roger esta muito longe de ser comparável com qualquer um deles.
      o bazofias também no inicio chegou a praticar bom futebol, pese embora outros defeitos, mas depois o erro foi manter o homem tempo demais em relação ao que ele já conseguia trazer.

      tens outro exemplo o erickson com um futebol ainda melhor, revolução no futebol do clube e no nacional e depois no ultimo ano aquilo já não era a mesma coisa.
      tres anos em futebol, ou quatro é muito tempo.

      Excluir
    3. tens mente em demasia joão, maradona foi maradona durante toda a sua vida, este treinador é um maradona, quem não quer o maradona na sua equipa?
      os treinadores que citaste possuem uma ideia de jogo ou liderança, este treinador é uma exceção como eles, é claro que o Roger tem a qualidade do Klopp, do Guardiola ou do Anceloti, neste momento temos à frente da nossa equipa uma dos melhores 10 treinadores da atualidade

      Excluir
    4. mas por essa lógica o roger era nas épocas anteriores o que tem sido esta época só que tirando a passagem pelo leverkussen nunca o foi a este nível.

      depois estas a comparar treinadores que tem sido consistentes nas ultimas dez épocas, com alguém que esta a ter apenas uma época que não sabemos se vai ter continuidade ou não porque ainda não chegamos lá.
      que acredites acho muito bem, que esperamos todos que seja assim também, que seja essa a realidade ainda não é o futuro o dirá.

      só um exemplo basta ires ver por essa internet a quantidade de gente que apelidou o lage de novo erickson e que que era um dos melhores da atualidade e coisas do género e depois foi o que se viu.

      Excluir

Descrença, a lógica do observável.

Talvez chegado a um momento de lucidez. Com Luis Vieira o Benfica mergulha no caos das decisões ano após ano... planteis desiquilibrados (a ...