sexta-feira, 3 de maio de 2024

Descrença, a lógica do observável.

Talvez chegado a um momento de lucidez. Com Luis Vieira o Benfica mergulha no caos das decisões ano após ano... planteis desiquilibrados (a maioria das vezes),  uma roda viva de entradas e saídas impedindo a estabilidade e o crescimento sustentável. Existiram exceções. No entanto observo que mesmo o tetra foi um acaso não fruto de programação inequívoca, realço mesmo assim que a permanência de JJ na primeira passagem dava a entender uma certa mudança, mas acho que mais uma vez foi simplesmente um acaso, eram amigos, excelente pressuposto para se tomar decisões..

Então como se explica o aumento de vitórias nos últimos 10 anos?, pessoal entra tanto dinheiro e os adversários têm estado tão fragilizados que seria impossível não termos vencido, e mesmo assim... o ano anterior do Rui dava a entender que uma mudança estava para acontecer, mas este ano voltou a revelar a mesma dinâmica, a incapacidade de construir planteis, algo intrínseco, não doloso, simplesmente a manifestação de uma incapacidade mental estrutural de quem decide.

Parece haver ausência de profissionalismo, liderança, estratégia, inteligência, accountability, humildade. Portanto as ações não me parecem repito, de todo, dolosas, são simplesmente as pessoas a se manifestarem nas suas limitações. A minha conclusão é a seguinte, (nada me move contra o Rui Costa), simplesmente ele não é capaz, são década e meia de decisões erráticas, perdi a esperança nestes corpos sociais, enquanto não aparecer um conjunto de seres humanos inteligentes, profissionais, estruturados , humildes, honestos, apaixonados e líderes, não haverá essa esperança de crescimento sustentável no tempo. Ganharemos pontualmente decorrente da qualidade de um ou outro dos atores mas rapidamente voltaremos ao inferno. 

Neste exato momento seja qual for a decisão da Direção sei que não é fruto de profissionalismo mas de ideias preconcebidas inestruturadas. É grande a tristeza que me assola, porque o futebol e o Benfica é uma parte muito importante dos meus dias, a vida é o que é, e hoje decido aceitar a realidade como ela é, sem julgamentos, sem esperança, sem sonho, o que vier virá.

O meu sonho lindo, de arte poder e beleza (a segunda volta do Lage e a primeira volta do ano passado) sucumbe perante as evidências, entro numa noite sombria onde a tristeza se instala com vigor.

Nós merecemos o céu da alegria do entusiasmo da paixão da beleza, nós merecemos, todos nós.

Benfica sempre, sim sempre.

Luiz Junior, Ola Aina, Youssouf e Jota Silva

PS: Se o Roger ficar, meu deus, "que horror", ao menos que venda os jogadores que não contam e faça subir os jovens (Andreas, Pedro Santos, Henrique e Caué), por favor, ao menos isso, assim diminuímos a folha salarial.... reforço, o que há em mim é sobretudo cansaço. Como é que um funcionário que acumulou uma dúzia de erros grosseiros pode continuar?, é inacreditável, só no Benfica de Vieira e Costa. Que tristeza, que falta de accountability.

Que cansaço insuportável, que angústia, que urgência do belo da arte do poder do combate humilde da vitória dos guerreiros audazes... que o Benfica seja isto, seja isso. Que o nosso clube deixe de ser um palco de negociantes e que fiquem os poetas e guerreiros, assim seja, assim é!

SEJAMOS UM, ET PLURIBUS UNUM! De todos Um.

O jogador a ser contratado deve-lhe ser reconhecido a alegria o entusiasmo e o brilho no olhar por poder jogar no Benfica.



7 comentários:

  1. a manutenção no bazofias naquela altura era um erro e teve tudo para correr, basta ver que no ano seguinte ele esteve a tres minutos de ser despedido, correu bem correu mas para mim nem por isso a decisão deixou de ser a errada.
    alias o lfv já i disser que ele não foi despedido não por uma decisão estratégica pensada mas porque ele não tinha mais ninguém para o lugar, e não tinha porque ele só contratava treinadores que conhecia.

    mas a culpa também é em parte dos adeptos, sim a segunda volta do lage foi muito boa, sim a primeira deste treinador também.
    mas nos dois casos em seis meses nos dois casos já tínhamos um novo erikson alias já tínhamos até melhor, quando o erikson só passou a ser erikson ao fim de duas épocas a malta não espera para ver se existe consistência, que só se pode ver ao fim de ano e meio dois anos, ou se é um epifenomeno.
    endeusamos demasiado facilmente muitas as vezes sem nenhum fundamento.

    ResponderExcluir
  2. Preparem se para mais um ano com Schmidt... grande banana que o presidente é!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem sei se tenho coragem de renovar o redpass, se o fizer é para não perder o lugar

      Excluir
  3. Também já cá ando a alguns anitos e já vi muita coisa.
    Não discordo com o que escreve e procura transmitir. Associo-me inclusivé à possivel contestação...Mas tem de ser uma contestação inteligente, mais inteligente do que aquela que se tem observado.

    As Eleições são para o próximo ano. Resta mais um ano de mandato, sensivelmente. Nessa altura é tempo de mostrar nas urnas a vontade de mudança e preparar até lá uma Lista VENCEDORA.

    Neste momento, se Rui Costa e os seus amigos forem inteligentes, aproveitam a contestação, demitem-se em bloco e provocam eleiçoes antecipadas...que ganharão facilmente com mais um mandato de 4 anos...Uma minoria a protestar, fálos-á de vitimas e aproveitarem-se da situação.

    Mesmo ganhando a Liga 24/25 e mais alguns titulos, Rui Costa não ganha umas próximas Eleições em 2025. Cometeu demasiados erros. Faltou demasiado à sua palavra. Gastou demais e não cumpriu objetivos a que se propôs.

    É só a minha visão do que irá suceder, se a contestação se intensificar...sem cara !

    Um Presidente do Benfica, tem de ter, acima de tudo, uma personalidade de liderança, ser exigente, conhecer o Clube e os meandros do Futebol, sobretudo do Português.
    Há muita gente capaz, e nem precisa de ser um ás das finanças, economia ou advocacia...Tal como Rui Costa não é...Mas tem de ser é inteligente o suficiente para reconhecer as suas incapacidades e limitações para se rodear das pessoas certas e conhecedoras do que estão a fazer...tal como Rui Costa não foi capaz de fazer.
    Esta Direção do Benfica é quase uma cópia, ou vice versa, da Equipa de Futebol. Muita gente a tapar buracos para os quais não estão vocacionados, muitas adaptações ... Sei lá...Como disse no inicio, já cá ando a umas décadas jeitosas, mais de 5, ligado ao Futebol...e ainda não percebi, quem é quem no Departamento de Futebol do Benfica...ou percebi e não quero acreditar que assim seja.

    Peço desculpa por este desabafo...Mas o meus estado de espirito, digamos assim, piorou, ou caíu na realidade mais uma vez, ao ver os jogos das meias finais das competições Europeias...Doi muito pensar que até contra as equipas da Conference League dificilmente conseguiriamos competir, tal a intensidade imposta pelas 4 equipas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta situação é realmente "triste" e "nós" sem possibilidades de "atuar" na mudança

      Excluir
    2. concordo que contestação é uma coisa, e talvez até deveria ser é maior quantidade do que a que existe, mas a forma como esta feita esta a ser contraproducente.

      que existe muita gente capaz o pior é que essa gente capaz não aprece não dá o corpo, e das pouquíssimas vezes que apareceram os sócios não os quiseram.

      só que tem um otimismo que eu não partilho e que eu duvido muito que esteja sequer, alias muito pelo contrario, é que se o rui costa se decidir candidatar mesmo com estes erros todos dificilmente não vence as eleições.
      basta analisar os atos eleitorais dos últimos quarenta anos e perceber porque aconteceram as mudanças e como elas aconteceram.

      Excluir

Estamos lixadérrimos!

  https://observador.pt/especiais/vieira-rui-costa-paulo-goncalves-e-soares-oliveira-suspeitos-de-criarem-plano-para-desviar-fundos-da-benfi...