segunda-feira, 18 de março de 2024

Kokçü e o valor inestimável da crítica interna.

Numa empresa de 300 milhões, a crítica é hiper valorizada e incentivada. O jogador esteve mal, é consensual, mas deveria ser também consensual  que ignorar as criticas de um jogador ou os seus pedidos é profundamente errado. O dono do palheiro sempre foi avesso à crítica, virtude presente nas pessoas fracas e sem ideias. Parece que o nosso número 10 também não aprecia a crítica, estamos bem sim sanhora.

Suspeito, suspeito que as aquisições sejam, como deveria ser numa empresa de 300 milhões realizadas após investigações aprofundadas de cada atleta, sendo bem claro o que cada jogador pode aportar ao modelo de jogo do treinador. Duvido que os jogadores sejam adquiridos por feelings ou dicas de empresários ou de treinadores amigos. Entendem o sarcasmo? Duvido que cada euro gasto não seja muito bem pensado na ótica de se gastar bem nas aquisições de jogadores e seus ordenados evitando-se gastos estúpidos em serviços, como se fossemos o real madrid ou outro semelhante. Acredito que o nosso dinheiro seja objeto de uma filosofia espartana nas inutilidades e expansiva nas prioridades. 

Acredito que cada jogador da equipa A e os da formação saibam exatamente qual o seu lugar no projeto do clube e quais os passos que lhe são atribuídos e que os jogadores possam negociar esse processo. Nesse caso acredito que os jogadores tenham sempre as suas expectativas bem alinhadas.

Acredito que o presidente e a estrutura do futebol incluindo os treinadores, estejam sempre atentos à crítica, a aceitem/trabalhem sobre a mesma e continuamente se reinventem e cresçam nesse dinamismo de procura de perfeição. Acredito que o presidente, respeitando a autonomia do treinador, o possa confrontar técnica e taticamente perante decisões que causem dano à boa performance da equipa, sem necessidade de sofismas ou ambiguidades comunicacionais.

Não entendemos ao dia de hoje que o Benfica não tenha 2 laterais esquerdos e direitos da máxima qualidade, não nos venha com jokers presidente. É possível contratar bons jogadores a preços controlados 7 / 8 milhões. Não entendo os custos da equipa principal, são exageradíssimos para os resultados. As saídas de António (60) e Neves (110), devem colocar a equipa de scouting na peugada de um Diomande (8 milhões) ou Pote (10 milhões), rigor e profissionalismo.

Independentemente das vitórias, este treinador que não aceita a crítica não nos serve, as coisas são como são.

O futebol parece um mundo à parte, os treinadores parecem só poder treinar se tiverem carta totalmente branca. O treinador é um funcionário do clube, o treinador deve estar inserido numa estrutura de análise do jogo que possa ser independente e possa ajudar a tomar sempre boas decisões. O treinador deve aceitar todas as informações que o ajudem a decidir.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. essa de os jogadores contratados terem de ser os ideais para o modelo de jogo do treinador até se pode aplicar eventualmente a outros jogadores mas não ao kokçu, o próprio treinador já conhecia muito bem o jogador e as suas características.

    o que me parece é que o próprio treinador quer jogadores com determinadas características que nem são as características que servem melhor, ou se adequam sequer, ao seu modelo de jogo.

    quando tens um treinador que vive numa realidade paralela que nem os próprios jogadores acreditam porque já temos vários a dizer coisas diferentes daquelas que o treinador vê e diz, otamendi, joão mario, kokçu, não existe muita volta a dar.

    eu sinceramente não gosto de comparações, nem da galinha da vizinha é melhor que a minha, mas o pote se tivesse sido contratado é que nem jogava no nosso clube.
    existem jogadores que só resultam em determinados contexto e que noutros nunca resultariam.

    a pressão no nosso clube é muito maior, ele só se evidencia quando é a estrela, coisa que nunca seria no nosso clube, bastou vir o sarabia e foi um eclipse.
    e tens vários exemplo malta que brilha nos outros lados e que aqui sempre foram notas de rodapé e não é de hoje é de sempre na nossa historia.

    ResponderExcluir

Será que a Direção tem a obrigação?, perante resultados Risíveis?!

Não de assumir responsabilidades, PORQUE ISSO VALE ZERO ELEVADO AO INFINITO!, mas perante os resultados risíveis comparando com os investime...