domingo, 25 de setembro de 2022

As contas e a máfia de azul travestida.

É obrigação da Direção diminuir custos, racionalizar custos de forma "Agressiva". O clube não pode endividar-se, se não há dinheiro para sermos competitivos em todas as modalidades escolhemos algumas, mas os custos devem ser cobertos pelos proveitos,  PONTO! 

A divida da Sad e do clube deve ser razoável, a divida em formato de obrigações e outras mais ou menos similares deve ser na ordem dos 200 a 250 milhões, notemos que com juros de 5% isto implica um esforço anual de cerca de 15 milhões, é muito, demasiado. Neste contexto também a Sad tem que ter custos que andem similares aos proveitos, qualquer desvio superior a 5% anual é irresponsável, porque teremos 30 milhões de euros para repor todos os anos (divida mais desvio orçamental), isto é simplesmente estúpido.

Portanto exige-se racionalização de despesas, custos com planteis absolutamente controlados, não aceito custos superiores a 10 milhões anuais com a formação (ordenados), temos que passar a apostar nos melhores e evitar esta miríade de jogadores banais. Apostar em 20 jogadores de top e os restantes terem vencimentos razoáveis, 2 a 3 mil euros por mês.

Na equipa sénior termos 15 jogadores com ordenados brutos médios de 4 milhões (60 milhões), uns a ganharem um pouco mais outros um pouco menos para dar esta média e termos mais "10 jovens da formação" com custos médios de um milhão cada (10 milhões) com prémios valiosos em caso de troféus como hipótese um milhão para cada se formos campeões (mais 10 milhões), fixando neste caso os custos totais em 80 milhões. Parece-me também justo que se a equipa passar aos quartos da champions que a totalidade dessa verba seja dividida entre todo o plantel em partes iguais.

Peço a Rui Costa e a toda a Direção um esforço de inteligência máxima de forma a consolidar um processo semelhante ao que descrevi. No meu entender no próximo verão se conseguirmos em vendas mais valias liquidas de 200 milhões (Enzo 120, Ramos 80, Defesa Central 60), esse dinheiro deve ser aplicado na reformulação do plantel (70 milhões - lateral esquerdo, 2 médio centro, um/dois extremos e e um avançado - contratar bah´s e aursnes's), para controlar a divida real (50) e para ficar em caixa (40). Espero que 40 milhões cheguem para cobrir os desvios orçamentais deste ano.

Vamos ser lúcidos e inteligentes.

Em relação a médios, o nome de Samuel Costa do Almeria devia ser rapidamente investigado, creio que com 10 milhões se contrata o jogador. Ele e Florentino seriam solução de valor máximo para o nosso meio campo por meia dúzia de anos.


Cancella de Abreu

A sporttv pode despedir quem quiser, mas que fique claro que este grupo serve interesses muito evidentes, cada benfiquista deve tirar as suas ilações e tomar medidas.

6 comentários:

  1. Acabava com todas as modalidades e apostava só no futebol, era fácil equilibrar as contas. Nas modalidades procura as W52 desta vida para patrocinar e os pavilhões arrendava para festas do Avante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé entendo a ironia, deixa que o clube e a sad se endividem todos os anos em 30 ou 40 milhões, não tem problema nenhum daqui a menos de 0 anos o clube e a sad entram em falência e então estaremos todos felizes, um abraço.

      Excluir
  2. Caro Alegria,
    Para ter as contas "zeradas", os sócios e simpatizantes tem de deixar de de exigir que o SLB seja competitivo e ganhe todos os anos no futebol e modalidades seniores. Ter as duas coisas é possível sim, mas corre-se o risco de a gestão como do LFV, virado para o negócio e zero de desporto competitivo, ou, em Assembleia eleger algumas modalidades e fechar a maioria, sem ironia, acho o caminho mais fácil. No futebol a fórmula já foi encontrada, se, se mantiver está filosofia de contratação, como o Pr. RC explicou, é possível ter resultados positivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, eu apostava no futsal, basquetebol e hóquei (?)

      Excluir
    2. Os sócios é que teriam de decidir, mas ironicamente, as outras modalidades é que tiveram mais sucessos na época passada, o Vôlei (internamente) e Andebol (Europa). Equação difícil.

      Excluir
    3. Aceito, mas urge que as contas do clube sejam completa e totalmente equilibradas, reservando anualmente uma verba para abatimento do passivo, na ordem dos 5% diria.

      Excluir

O que é um clube de futebol?, "réplica" ao Fura Redes! Causas destes males!!

Excelente reflexão protagonizada pelo Fura Redes. Um clube de futebol é uma organização de pessoas que visa criar equipas para a prática do ...