domingo, 4 de dezembro de 2022

O nosso Plantel

Os jogadores que inequivocamente contam são:

Odysseas, Gilberto, Bah, Otamendi, Silva, Morato, Grimaldo, Ristic, Tino, Fredrik, Enzo, Chiquinho (?), João Mário, Rafa, Neres, Draxler (?), Ramos, Musa e Araújo. Juntamos o Samuel e Lucas ou Vitor e ficamos com 21 jogadores, é neste contexto que virem mais 3 jogadores pode fazer sentido, havendo boas oportunidades de negócio.

Chegando o Benfica pelo menos às meias finais da Champions, vender Silva, Fernandez ou o Ramos pelas clausulas será muito fácil. De certeza que 100 milhões de euros em vendas (um dos jogadores) entrarão nos nossos cofres. Virem agora 3 bons atletas aumenta exponencialmente as hipóteses dessas vendas e de obtermos resultados surpreendentes.

Neste contexto parece ser importante mais uns Fredrik, Neres e Mitrovic, para dar uma ideia de como ficaríamos mais fortes. Ouvi num blog benfiquista o nome do médio do Guimarães: Ibrahima Bamba, poderá ser o Fredrik que procuramos?

Atuemos com coragem, Humildade e sabedoria.


Imagino jogos com estes atletas:

Qdysseas, Bah, Otamendi, António, Grimaldo; Tino, Enzo; Neres, Rafa e João Mário; Ramos

Samuel, Gilberto, Morato, Fred, (médio tipo Renato), Draxler, (extremo tipo Neres), (avançado tipo Mitrovic), Araújo, Musa.

Estes 20 permitiriam uma panóplia enorme de soluções.


O Fredrik custou ao Feyenord 450 mil euros, obviamente que estes jogadores existem por aí, compete às equipas de scouting encontrar esses atletas antes da sua explosão, por isso fica a minha questão sobre o atleta do Guimarães (4 milhões), e questiono-me se dar um milhão de euros ou 2 ao N'Dour não será uma excelente operação? Ficam as questões!

N'Dour e Moreira parece-me que são jogadores de inegáveis capacidades. O Benfica deve saber em que jogadores vai inequivocamente apostar e renovar, mesmo que isso implique alguns gastos significativos.

Eu apostaria contando com a venda do Enzo nas renovações do Odysseas, Rafa, Grimaldo, N'Dour e Moreira.

No meu entender o processo de recrutamento no exterior deve progressivamente ser substituído por atletas da formação, jovens como o Tino que vão crescer e depois regressam já "plenamente formados". Portanto este ano preconizo ainda a contratação de cerca de 4 atletas e a partir daqui apostar forte na formação.

Samuel, Gomes, Kokubo, Filipe, Tomás T, Negrão, Muller, Coser, Lacroix, Montoya (?), Rafael, N'Dour, Rafael Luis, Veloso, Neves, Simmons, Gerson, Henrique Pereira, Pedro Santos, Hugo e Nuno Félix, Moreira, Franculino, Semedo, etc etc etc. Existem imensos jogadores que poderão no espaço de 3 a 4 anos serem soluções muito válidas, jogadores de imensa qualidade. Ainda temos mais 3 ou 4 jogadores capazes de acelerar o jogo. Devemos estar muito concentrados naquilo que temos dentro de casa para desenvolver e potenciar.

Espero que a Direção resolva a situação de todos os atletas que não contam nestes 2 mercados de forma a se começar a trabalhar com a cabeça limpa e a máxima objetividade. O dono do palheiro deixou isto armadilhado mas Costa, Coelho e Braz estão a colocar a casa em ordem, continuem corajosos firmes sábios e humildes.


12 comentários:

  1. se o helton for para vender então tens de contratar outro guarda redes não podes ficar dependente de um miúdo que num contexto de pouca pressão volta não volta dá umas enormes casa, o que até é normal, imagina numa situação de enorme pressão.
    mais ser o segundo guarda redes significava deixar de jogar na equipa b e isso neste momento era o pior que se podiam fazer a um jovem, ve o caso do svilar que estagnou porque não jogava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tens razão, mas se o Helton não é solução e o jogador conseguir um clube onde jogue e tenha um vencimento semelhante acho digno deixá-lo sair

      Excluir
    2. eu acho que ele já devia era de ter saído há muito logo na primeira época se viu que não servia nem para suplente.
      agora a sair tem de vir outra para ser o suplente nunca pode ser, para já o samuel.

      Excluir
  2. só mais umas coisas o bamba até me parece bem só que ele não é um medio tipo renato.

    acho que precisamos de um falso extremo tipo neres mas que jogue também no meio coisa que o neres tem alguma dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço mal o Bamba, mas o bloguista referiu que tem muita qualidade, intensidade e critério.
      Concordo com o que escreves sobre o Neres.

      Excluir
    2. eu até acho um jogador interessante e seria uma boa opção agora não tem nada a ver com o renato.
      ele é mais uma opção para o lugar do florentino enquanto um jogador tipo renato é para o lugar do enzo.

      Excluir
  3. O Italiano Ibrahima Bamba, é um jogador que deveria ser JÁ "atacado".
    É um jovem que fez a sua formação como Médio Defensivo, posição onde já fez alguns jogos pelo Vitória, mas é a Central que esta época mais tem jogado e destacado, devido ao seu poderio fisico e leitura tática. Seria, por agora, o substituto ideal de Florentino, para o fazer descansar ou precaver qualquer lesão ou castigo...mas ele entrando por um ou mais jogos completos...agarra o lugar. Tem tudo o que as euipas Inglesas gostam. Fisico, intensidade, qualidade, não possuir medo de ter bola nos pés boas tomadas de decisão...Se o Benfica oferecer um valor a rondar os 8 milhões e um ou dois jogadores consegue-o...Mas tem de ser JÁ antes que o presidente Vimaranense o ofereça ao clube do seu coração....

    Como este existem mais alguns jovens na Liga que deveriam merecer a atenção dos olheiros do Benfica. Principalmente estes dois joven de que não se fala, mas que são belissimos jogadores e integrados numa Equipa com outras aspirações iriam ser muito, mesmo bastante, uteis : Matchoi Djaló e Iván Jaime.

    Quanto a extremos, no meu entender precisamos de dois. Um mais "perfurador", "sem vergonha" que vá para cima dos adversários, tipo Madueke, Adama Traore, ou...Jonathan Bamba.
    Outro mais "pensador". Com qualidade que lhe permita tambem jogar pelo meio. O ideal, quanto a mim, seria Viktor Tsygankov.

    O Cher Ndour, de quem eu sempre aqui falei sempre que a formação era tema, é um jovem ainda junior com enormissima qualidade. Precisa de ganhar intensidade e ter ao lado quem lhe "puxe as orelhas". Seria muito bom renovar e ter como "padrinhos" o Enzo e o Aursnes. O Benfica, partindo do principio que vamos perder Enzo para a próxima época, mesmo gastando muito pouco poderia vir a ter um meio campo fortissimo : (Nº6) Florentino / Bamba / Aursnes ;
    (Nº8) Ndour / Aursnes / Ivan Jaime / Matchoi
    De notar que Jaime tambem pode fazer o tal lugar de extremo que jogue igualmente pelo meio.

    Voltando ao Bamba, gosto do jogador, confesso. Um valor em dinheiro e Gil Dias mais Pinho, complementando com o empréstimo de Paulo Bernardo e João Vitor...Haveria negócio.

    Guarda Redes : Continuo com a convicção que Samuel Soares, ainda não é GR para o Benfica. Beneficiaria se fosse emprestado durante duas épocas. Fazia subir André Gomes a terceiro guarda redes e contrataria um experiente para discutir a titularidade com um mais jovem mas já com jogos de equipa principal nas pernas. Para mim o ideal na baliza, partindo do principio que Vlacho não renova e vai embora, seria :
    Para TITULAR :
    - ALTAY BAYINDIR ( a custo zero)
    - KOEN CASTEELS
    - MATZ SELS
    - JUSTIN BIIJLOW
    - UGURKAN ÇAKIR
    - ALEXANDER NUBEL
    -ALBAN LAFONT
    - YANN SOMMER ( a custo zero)

    Para nº 2 , mas para discutir titularidade a sério...
    - ANATOLIY TRUBIN
    - OLIVER CHRISTENSEN
    - ANDRIY LUNIN
    - BENTO ( PARANAENSE)

    São só umas ideias, assim como o Benfica deveria desde já, com antecedencia, começar a pensar em defesas centrais e "reservar" o defesa central Português mais rápido, que raramente perde um duelo e que acaba contrato em 2024 : Tiago Djaló.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens uma cultura futebolista do camandro, não conheço 80 % desses jogadores, tive que ir ao Youtube, enorme abraço.

      Excluir
    2. também acho que o samuel deveria ser emprestado mas para a próxima época deixava ainda fazer esta completa na b.

      sobre negócios gil dias e pinho não tenho nada a dizer o difícil é alguém que os queira.
      sobre empréstimos a primeira coisa é que não podes emprestar ninguém ao guimarães porque já lá tens um jogador emprestado se não estou enganado o lateral direito joão ferreira.
      o paulo bernardo era bem visto mas tem de ser para outro clube.
      o joão victo de momento nem sequer pode ser emprestado porque temos a quota de emprestados completamente esgotada e só o podes emprestar caso venda algum dos emprestados, e tem que ser mesmo vendas não pode ser empréstimo com opção de compra ou compra obrigatória.
      depois mandar o joão victor para guimaraes era dar pérolas a porcos um jogador que custou o que ele custou não pode ser emprestado a nenhum clube nacional o ideal era um clube de espanha ou italia daqueles do meio fundo da tabela, ou então doutro campeonato menos cotado mas que joguem as competições europeias.

      Excluir
    3. Com diria o outro : São muitos anos a virar frangos...ou foram...E o "vicio" ficou...É algo que faço no inicio de cada época e vou acompanhando os jogadores que teoricamente poderiam interessar, conforme as necessidades ou eventuais futuras vendas. Uns vão-se mantendo...outros são riscados...Em relação ao Benfica, é um exercicio que faço com facilidade porque sou Benfiquista, acompanho o Clube, sei quem são os jovens com potencialidades que podem subir e ajudar...Por vezes há surpresas, boas e más. Conforme o contexto e o Treinador. Há uns anos não "apostava" no Lindelof...e foi o que se viu. Este ano não colocava as fichas todas no António Silva e é o que se vê... Por exemplo com Mr. Schmidt a Treinador, tenho a convicção que Nuno Tavares e Tomás Tavares nunca seriam queimados da maneira que foram. Lançados ás feras sem terem condições para isso e Gedson Fernandes seria um jogador muito importante neste Benfica...Além de outros jovens da formação que sairam sem terem hipoteses de se mostrarem num contexto de equipa "A" . Houve muita incompetencia, ganancia e sobretudo muita BURRICE...Gostava que não se repetisse com estes jovens que ainda não renovaram, mas...

      Julgo saber quais os jogadores que possuem caracteristicas que se adequam ao sistema de jogo implementado e onde estão. Se reparares, não há nos jogadores que mencionei, um daqueles chamados "alvos impossiveis". Há uns mais dificeis do que outros...mas não impossiveis, devido tambem ao bom desempenho da Equipa, esta torna-se atrativa para os atletas a contratar. Tem é de se saber aproveitar o momento.

      ...continua...

      Excluir
    4. ...continuação....

      Uma Equipa como o Benfica, o seu plantel principal tem de ser constituido com 70% de jogadores experientes. Sendo os restantes, promessas da formação ou não. Tendo a Equipa "B" como base de recrutamento caso seja necessário. Esta equipa "B" não deveria ser tratada como formação, mas sim de preparação para a equipa principal. Ter um plantel formado no inicio da época, e não se verificarem saidas a não ser para a equipa "A"...colmatadas se necessário, com a subida de algum junior ou alguma contratação de ultima hora ou no mercado de janeiro.
      Não ser, quase exclusivamente, composta por jogadores da formação do Clube. As grandes Equipas Europeias, que têm jogadores jovens que todos elogiamos, trabalham assim. Estamos neste momento a ser "vitimas" disso. Procuram jogadores entre os 16/17 e os 19/20 anos que já se evidenciam nas suas equipas, ou camadas jovens, e a quem reconhecem potencial...e colocam-nos a "maturar" na sua equipa de preparação para a principal, sob o olhar dos responsáveis máximos. E depois, aqui há uma diferença enorme para nós. As equipas jogam no mesmo sistema, com as suas variantes. Como queremos que Martim Neto, Cher Ndour, Diego Moreira e outros, mostrem ser solução para a nossa Equipa principal se jogam a época toda em 4x3x3 ?
      É altura dos interesses do Benfica se sobreporem ao individual, e deixarmos de ter graxistas e lambecuzeiros no clube. A Equipa "B" deverá ter um Treinador que se comprometa a utilizar o mesmo sistema de jogo da Equipa "A"...Nem que seja orientada por algum adjunto do Treinador principal ou alguem indicado por si.

      Ainda em relação a jogadores que mencionei. Há dois que não referi, porque embora terminem contratos em junho de 2023, são praticamente impossiveis : Marcus Thuram, um ponta de lança poderoso, daqules que impões respeito só de olhar...que já aqui mencionei faz algum tempo, que Rui Costa podia fazer uma operação de charme junto do pai do jogador e quem sabe conseguir também o irmão, Képhren Thuram...Mas agora com clubes Espanhois, Ingleses, Alemães e Italianos na jogada...não há hipotese.
      Outro jogador, que acaba contrato, ainda não renovou, e que está muito mal aproveitado no seu Clube, Real Madrid, é Marco Asencio...Se os nossos rivais conseguiram o Sarabia, por empréstimo, não seria possivel nós conseguirmos o mesmo com Asencio que é muito superior...? E parece que o Sr. Carlo Ancelotti gosta muito do nosso Enzo...
      Consegui-lo por emprestimo a partir de janeiro era um achado. Dáva-mos ao Real um direito de opção sobre Enzo, caso cobrisse o valor da maior proposta recebida...e desportivamente ganháva-mos uma peça importante no imediato.

      Havia mais, muito mais, a dizer mas isto já vai muitissimo longo...desculpa.
      Um abraço.

      Excluir
    5. Excelentes reflexões e concordo particularmente sobre a que fazes sobre a equipa B.
      Sei que o Benfica tem condições para contratar 2 jogadores de qualidade em Janeiro, aguardemos.
      Força Direção.
      Abraço.

      Excluir

ROGER "Não tenho que justificar nada!"

Portanto no Benfica quer se ganhe ou pera dá igual. O Benfica não pode ganhar sempre e se os adversários fossem superiores não tínhamos nenh...