terça-feira, 13 de dezembro de 2022

aceitar a realidade - contratações e renovações

existem vários jogadores que aparentemente não vamos conseguir segurar por questões financeiras, mas relembro que quando compramos estamos a gastar dinheiro, talvez a renovação de alguns jogadores faça sentido se eles forem de qualidade inequívoca

gastarmos 20 milhões de euros num médio ou gastarmos 2 ou 3 na renovação de um N'Dour temos que saber ponderar, o N'Dour conhecemos a sua personalidade e sabemos quanto tempo geralmente um jogador deste demora a maturar, 2 a 4 anos?, é fazer contas, não digo que se deva gastar o dinheiro aqui ou acolá, digo é que temos de ponderar os custos e a qualidade real.

se o jogador é de qualidade mas o esforço financeiro pode impedir a contratação de outros atletas é deixar ir cada um á sua vida, insistir num processo "perdido" é gasto de energia que deve ser usado na aquisição do seu substituto.

FICAM AS DICAS

num planeta de imensos recursos, este movimento de ir e vir é natural e devemos empenhar o mínimo de esforço e mais a aceitação e a inteligência (scouting) nas tomadas de decisão

os jogadores têm todo o direito a pedir e se o clube acha que tem recursos e o jogador é de qualidade é avançar não existe nada a negociar, se os encargos forem desproporcionais entra o scouting em ação, "ir buscar os Aursnes quando custam um milhão"

processos negociais demorados retiram energia criativa à organização

processos negociais demorados retiram energia criativa à organização

processos negociais demorados retiram energia criativa à organização

processos negociais demorados retiram energia criativa à organização...


Peço pouco ruído nos processos negociais - simplicidade e rapidez, pelo bem estar dos dirigentes e da homeostasia organizativa. Relaxar, aceitar, conhecimento, inteligência, SIMPLICIDADE DE PROCESSOS.

Planteis lógicos - 24 de qualidade inequívoca na A e 18 na B, todos preparados a servir o clube a todo o momento, menos atletas, mais qualidade.

4 comentários:

  1. percebo o que dizes sobre as renovações e isso tem toda a lógica para um jogador feito como o grimaldo já sabes o que tens perante depois um jogador que pode até ter a mesma qualidade, ou melhor, mas depois pode não se adaptar ou resultar como já aconteceu varias vezes.

    no caso de jogadores jovens a coisa não é tão simples é que podes gartar e depois pode não resultar na mesma, quantos jogadores se sabia o potencial o seu feitio etc etc, a esperança que resultassem era enorme e depois não resultaram, a lista é enorme.

    já sobre o aursnes uma coisa, o aurnes que foi para o feyenord tinha a mesma qualidade e o mesmo potencial mas não tinha a mesma experiência não tinha jogado num campeonato competitivo não tinha ido a uma final europeia, nem feito o seu caminho, nem noventa minutos tinha feito pela seleção.
    se calhar esse jogador por muito barato que fosse não nos interessava nem sequer tinha capacidade para chegar cá e ter capacidade para se impor como outros não tiveram.

    o aurnes de há um ano seria interessante para emprestar a um clube nacional, até pelo valor de compra baixo, para depois sabermos se era aproveitável, ou não, só que isso já nem sequer é possível pelas atuais regras eu já me contento em descobrir aursnes em fez de pinhos e gil dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo
      quanto à renovação dos jovens quem quer ficar fica quem não, ALA

      Excluir
  2. Não deixando de concordar com o exposto, no meu ponto de vista penso que "ir buscar os Aursnes quando custam um milhão", numa Equipa como o Benfica, onde quase não é permitido um tempo de adaptação, é complicado, embora por vezes haja boas surpresas. Para jogar no Benfica e não ser sobejamente conhecido por maior parte do publico, é necessário que o Treinador o conheça MUITO BEM, e que se insira no que este pretende para a equipa.
    Aursnes e Enzo, por exemplo, já tinham experiencia de equipas grandes. O Norueguês já era internacional pelo seu País, já jogara uma final Europeia e chega com 27 anos.
    Enzo, mais novo, jogava num Clube gigante o River Plate. Já tinha sido campeão e ganho dois troféus Sul Americanos, a Copa e a Recopa . Já batia á porta da seleção Argentina.

    É sempre possivel encontrar "jogadores escondidos" em Ligas periféricas, mas para o Benfica convém que a adaptação a altas competições esteja consumada...ou que tenha estado a "maturar" no Clube durante um ou dois anos. Na tal equipa que preconizo de transição. Se a evolução apontar no sentido pretendido, é renovar e segurar. Caso contrário, não vale a pena.

    Outra situação paralela é o sistema de jogo adoptado pelo Treinador. Conforme a Equipa principal jogar, assim será tambem na equipa "B". Torna-se praticamente impossivel subirem jogadores da "B" para a principal do meio campo para a frente, onde os sitemas se definem. Alguém tem duvidas das qualidades de Ndour, Martin Neto, Diego, Semedo, e outros ?...Só que chegam á equipa principal e ficam bloqueados pois é totalmente diferente, em termos táticos, jogar em 4x2x3x1 do que em 4x3x3 ou 4x4x2.
    Em condições normais, Neto e Ndour seriam os substitutos naturais de Enzo e até de João Mário, neste caso mais o Neto. Pelo que eles dão como hipoteses de colocação em campo...se o Benfica nãos renovar com eles, vai ser um erro enorme e de que se vão arrepender para sempre.
    Luis Semedo com 19 anos e 1,92m, tem um futuro enorme á sua frente. É poderoso e tem golo. Apesar da compleição fisica, é rápido e tem técnica bastante para fazer miséria...
    Diego Moreira, ainda tem contrato até 2024, é o espalha brasas que poderia ajudar muito o Benfica no lugar do Neres...mas subiu-lhe o estatuto á cabeça. Os elogios, merecidos, mas em demasia, fizeram-lhe mal e a Gestifute fez o que lhe convém. Sabem que a qualidade está lá pronta a explodir .

    Qualquer um destes jogadores se jogassem no estrangeiro e fossem associados ao Benfica, o Clube faria tudo para os contratar e os sócios e adeptos andavam cheios de esperança que tal fosse conseguido...
    Que tal nos jogos da "B" começarem a levar umas tarjas a mostrarem o seu agrado pelos jogadores e a pedir que renovem??
    É só uma ideia.

    Não deixem fugir o João Neves. De quem aqui falei no inicio da época...chamei-lhe formiguinha. Tambem termina contrato...mas este vai renovar...embora já andem alguns clubes nacionais a pensarem que vão roubar ao Benfica o "novo Moutinho"...

    ResponderExcluir

24/25

O Roger dá a entender ser um profissional com graves lacunas, isso é o que nós aqui de fora pensamos, incapacidade de escolher bem os jogado...