quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Apoio a Direção.

Após este tempo em que Rui Costa está à frente dos destinos do clube, observo que a maneira de trabalhar entre ele e Vieira é diametralmente oposta. As decisões que ele vem tomando seriam as mesmas que eu tomaria, os problemas que tem enfrentado na formação eu resolvia-os de uma penada, deixaria de aceitar jogadores agenciados por abutres, simples assim. Por outro lado relativamente à formação aplicaria a mesma bitola que aplica na equipa A, só qualidade. Em cada plantel (B, sub-23, juniores e juvenis) teria só 18 jogadores de qualidade inequívoca, com as situações contratuais bem esclarecidas e negociadas desde o principio.

Nas equipas de formação o Benfica deve deixar sair para outros clubes cerca de 20 a 30 atletas que no meu entender não possuem qualidade mínima aceitável.

Os que se observam alguma qualidade são:

Equipa B: Kokubo, Pedro, Filipe, Tomé (??), Lacroix, Coser (?), Ricardo T (?), Rafael, Diogo Nascimento (?), N'Dour, Martim Neto, João Neves, Pedro Santos, Moreira, Henrique, Gerson e João Resende (?). Os pontos de interrogação são muito fortes. A equipa B, é realmente fraca.

Sub 23: Guarda-Redes desconheço, Spencer, Negrão, Martim Ferreira, Muller, Gabriel, Montoia, Nuno Félix, Simmons, Prioste, Hugo Félix, José Marques, Ricardo Nóbrega, Rodrigo Matos, Iuri (???). Temos um plantel razoável.

Dos Juniores tenho a pior impressão, os que apresentam algum potencial passam pelo Marcel, o Veloso, o Rafael Luis e o João Rego, mas posso estar errado, aceito.

Os jogadores que mencionei seriam aqueles em que a situação contratual estaria totalmente clarificada para salvaguardar o clube quer para a equipa A ou vender e retirar algum rendimento por mínimo que seja, exemplos do João Ferreira e Tomás Tavares. O Benfica pode e deve recrutar internamente os atletas para as suas equipas de formação e no exterior em países menos escrutinados, na verdade o mais importante além das qualidades técnicas ou físicas ou inteligência,  É A PERSONALIDADE FORTE DOS JOGADORES.


O BENFICA DEVE criar condições financeiras para abandonar o carrossel de compras e vendas, construindo planteis sólidos e duradouros.

2 comentários:

  1. Já o disse aqui, mais do que uma vez, o que penso da Formação do nosso Clube e o que idealizo para a Equipa B.
    Para mim as Equipas de Formação funcionam, deveriam, como uma peneira e a Equipa B funcionariam como equipas de "transição/preparação/rodagem" para a Equipa principal.
    Uma nota muito pessoal : Parece-me que o Benfica deveria "tratar" a formação B com olhos mais profissionais. Com isto quero dizer que a contratação de jovens, Portugueses ou não, com potencialidades e margem de progressão deveria ser um dos caminhos. Uma equipa "fechada" a saídas, a não ser para a formação A, composta pelos elementos, por posição, realmente capazes de substituirem a qualquer altura qualquer contratempo da equipa principal. Faria bem um estágio aos responsáveis pela formação do Benfica, junto do Red Bul Salzburgo.
    Juntamente com os melhores jogadores da nossa formação, entre os 17 e os 21 anos, o Clube reforçaria a equipa B com valores emergentes das nossas Ligas e do mercado Nórdico e Sul Americano...e outros, mas sobretudo estes.

    Nós precisamos na equipa, quem lá queira jogar, ou então quem o Benfica contrata para isso...
    Depois há a pertinente questão do sistema de jogo, que quanto a mim deveriam ser semelhantes.

    Por exemplo, se for reparar, e eu acompanho a formação, a nossa equipa B, além de se "recusar" a jogar no mesmo sistema da Equipa principal, começou a sofrer demasiados golos e a demonstrar uma incompetência assustadora na defesa, quando foi resolvido, por algum génio, trocar de dupla de centrais. Gostava que o motivo fosse explicado, mas a resposta foi : Opção Técnica. Sei que não gostou de ouvir, mas a "contra-resposta" foi : Está á vista o resultado...percebe mesmo muito disto.

    Uma ultima observação : Li, como sempre o faço, o Post relacionado com o Franculino Dju e a não renovação de varios contratos com jovens.
    Contratar jogadores jovens, sem saber a sua cor Clubistica, pode dar nisto. Quantos anos, têm de Benfica os que não querem renovar, ou que ainda não renovaram ???? Os que estão no Clube desde os iniciados, pelo menos, não levantam problemas...São Benfiquistas de coração.

    ResponderExcluir

ROUBALHEIRA - Personalidade, Caráter , Confiança, Intensidade & Equipa B, Casa Pia - ROUBALHEIRA

Em termos gerais o jogo deveria ter sido outra coisa, na realidade o primeiro penalty é despropositado, o segundo é inexistente, como o do A...