quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Como se faz um plantel do Benfica... como se joga

 Faltam um lateral esquerdo e 2 extremos. E o treinador apostar em 2 ou 3 miúdos da formação, duvido que aconteça.

2 Guarda-redes titulares com mais de 23 anos um com mais estatuto. 3º guarda-redes da formação.

Laterais esquerdos e direitos um rápido e tecnicista até 1,70/75 e outro mais alto (1,85...) que possa privilegiar a rapidez e os duelos.

Centrais um com dimensão física 1,95 com bom posicionamento, um mais baixo que seja muito rápido e tecnicamente evoluído e 2 entre os 1,85 - 1,9... com valências mistas.

Médios defensivos um com capacidade de antecipação e boa distribuição de jogo, de altura média e um mais alto em que a característica dominante sejam os duelos. Número 8 um que seja muito tecnicista mesmo  que seja rodas baixas, mas que seja rápido e outro com dimensão física superior capaz de executar com rapidez mesmo que seja tecnicamente menos habilitado.

Os extremos - 4 - devem ser todos muito rápidos e com espirito de sacrifício. creio que a dimensão física pode ser negligenciada.

Avançados, um tipo Pavlidis, um tipo Bas Dost, um tipo Darwin.


As equipas de formação devem ter um jogador de cada... em desenvolvimento. 

No nosso jogo, a posse de bola deve ser treinadíssima, vi o Marselha na primeira parte com movimentação ao primeiro toque, é isto que quero... os jogadores devem estar sempre em movimento nas proximidades do portador da bola, a pressão deve ser executada pelo menos por 5 ou 6 jogadores em sintonia num curto espaço de tempo 15 segundos, findo os quais regressam às suas posições. Agir por ondas de energia.

10 comentários:

  1. Na formação de um plantel, que tem como objectivo ser campeão, existem alguns "pormaiores" que devem ser tidos em consideração.
    -Identificar antecipadamente o sistema e matriz de jogo predominante ;
    - Estar ciente das possiveis alternativas ao sistema utilizado ;
    - Escolha criteriosa de jogadores que sirvam as ideias de jogo ;
    - Escolher os jogadores a contratar, ou a fazer parte do Plantel, com a razão e não com o coração ;
    - Ser frios e objectivos nas análises efetuadas. O "talvez sirva" ou o "vai evoluir e adaptar-se"...têm de ser colocados de lado e aceitar essas hipótes, só em ultimo caso, e como segundas opções iniciais, até total adaptação e resultados visiveis.
    - Saber, e ter verdadeira noção disso, que uma equipa que sofre poucos golos, por ter uma defesa forte, está sempre mais perto de ganhar aquilo a que se propõe.
    Vou dar um exemplo que custa a engolir, mas está à vista de toda a gente : Os defesas centrais titulares do FC Porto, Bednareck e Kiwior, estavam no mercado, assim como Lucas Verissimo . Sei que todos eles foram falados como possiveis reforços e foram recusados, porque tinhamos o capitão aviador e os miudos da formação além do Araujo e do Silva...e do Manu, que só agora está a começar a correr. Todos os que foram indicados, e recusados, jogam mais de "olhos fechados", passe o exagero, do que aqueles que temos....E foram falados mais quatro jogadores, pelo menos, um lateral direito, um esquerdo e um médio defensivo e um extremo...que seriam TODOS titulares do Benfica, se não tivessem sido recusados, por termos Bah e Araujo na direita, Dahl na esquerda, Florentino e Akturkoglu.
    Por incrivel que pareça, os Empresários sabiam melhor o que o Benfica precisava, do que o Treinador e o Presidente.

    Foi só um aparte...

    A idade de um jogador, ou compleição fisica, não deve importar desde que renda o que é pretendido. O Byern Munique lançou agora um miudo de 17 anos e jé é titular. O PSG joga no meio campo com os "monstros " Vitinha e Neves O Barça não tem propriamente gigantes no meio campo...e outros, mas os centrais são fortes e poderosos e os extremos rápidos.
    Esta Direção, e equipa Técnica do Lage, sempre se deixou governar de fora para dentro. Não teve ideias próprias nem convições do que seria melhor.
    A comunicação social, que tanto batia em Di Maria, a partir da sua saída começou logo com a estorieta que o plantel, ou o onze, não tinha criatividade...e foram lançando nomes, entre os quais Sudakov...Note-se que foi precisamente a partir da sua incorporação no onze, não por causa dele que tem mesmo muita qualidade, que o Benfica começou a claudicar. Mas as criticas da falta de criatividade, que continua sem ter na minha opinião, calaram-se...e porquê ? Porque as aberturas do Enzo Barrenechea deixaram de existir. O Futebol do Benfica tornou-se mais previsivel porque tem agora um "criativo" numero 10 por onde passa o jogo, mas que é mais fácil de anular.
    O Benfica, sem extremos, não pode jogar com um numero 10 como Sudakov ... mas as criticas deixaram de se ouvir nesse aspecto.

    Mourinho é uma "puta velha"... sabe bem o que quer e o que pretendeu mostrar no ultimo jogo, onde ficou a nu a má composição do Plantel do Benfica. Ele com dois laterais esquerdos no banco, preferiu jogar com um central destro, no lado esquerdo, onde nunca jogou antes !!! Poderia equilibrar as coisas, colocando Obrador ou Dahl à sua frente...mas não o fez. Jogava sem Sudakov, colocava Aursnes à frente de Dedic...e reforçava assim as als e o meio ao mesmo tempo. Jogava sem Pavlidis mas juntava lá na frente Ivanovic a Lukebakio, sempre ambos a deambolar pela frente de ataque...num 4x4x2 mais robusto no meio campo e defesa, e também mais rápido lá na frente.
    Ainda em relação à opção de Mourinho de colocar Araújo a Lateral, se o queria fazer, o melhor seria na direita onde jogou na ultima época, e Dedic no lado esquerdo que foi onde fez mais jogos na época passada...
    Foram ERROS demasiado evidentes de um Treinador que não os costuma cometer...Algo tentou transmitir...e que não foi questionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que ao dia de hoje o Mourinho seja aquilo que necessitamos, não tem ousadia para lançar putos, nem acredita neles e os jogadores menos habilitados são obviamente encostados, temos um plantel reduzidíssimo.
      O que vou escrever não faz o minimo sentido, eu apostava no Duarte Soares / Banjaqui, no Neto e no Quintas. Duarte, Tomás, Otamendi e Neto - Quintas - Enzo e Sudakov -- Luke, Pav e Prestianni

      Excluir
    2. Informações super úteis as que escreveste e que mostram a inutilidade do Rui, aliás mostram que o nosso Problema é O Presidente, MUITO OBRIGADO PELO TEU CONTRIBUTO. Venha uma nova direção com pessoas normais e profissionais. Enorme abraço.

      Excluir
    3. Mudo de opinião provável que o Mourinho possa ser a solução,

      Excluir
  2. Peço desculpa pelos comentários seguidos e longos, mas por razões profissionais não me tem sido possivel vir aqui comentar e falar de Futebol e do nosso Clube. Gosto de o fazer neste Blog.
    Ainda relativamente ao Plantel. Estou curioso para ver quais as opções de reforços em janeiro.
    O acto eleitoral, e o vencedor, decidirá o futuro imediato do Benfica na Liga. Se ganhar o mesmo, espero sinceramente que não, o Benfica nada ganhará.
    Quem vier, vai querer mostrar trabalho e compromisso, mas espero que tenha os pés bem assentes no chão. Os negócios de janeiro têm de ser vistos como "recompor" cirurgicamente o Plantel. Com os regressos de Manu e Bah, a defesa fica melhor servida. Dois extremos é essencial...Pois com Shjelderup e Ivan Lima no banco, daí não passaram no ultimo jogo...e um numero 8 a sério...um box to box a sério ou em alternativa um numero 6 verdadeiramente médio defensivo.
    Falando só dos que têm mais minutos e deixando o miudo João Veloso de fora, embora ache que é o companheiro certo do Enzo ou do Rios no meio campo : Rios, Enzo, Barreiro e Aursnes , são quatro jogadores com a mesma formação de médio defensivo, embora o Barreiro faça muitas vezes de médio centro...mas não box to box. Está tudo descompensado. Se a teimosia de colocar Enzo e Rios lado a lado se mantiver, é de tentar trocar as posições, Rios mais fixo e Enzo mais solto, mais de transporte e passe.

    O Plantel nunca foi tão bom como tentaram fazer crer, nem é tau mau como agora dizem...não tem é os jogadores certos para o sistema de jogo que se tenta implementar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem extremos e sem laterais em que o treinador confie o plantel fica sem qualquer qualidade, são menos 3 jogadores em campo.

      Excluir
    2. concordo com as soluções propostas no meio campo, duvido que sejam implementadas

      Excluir
  3. um plantel é equilíbrio entre defesas, médios e avançados entre gente alta, baixa, corpulenta, entre velozes e lentos.
    ora os planteis nestes largos anos são tudo menos equilibrado falta de equilíbrio entre posições, falta de equilíbrio entre idades, falta de equilíbrio em altura, ora eram só anões, falta de equilíbrio entre velozes e lentos, agora pelos vistos foi só contratar jogadores lentos.

    já tinha apontado erros ao mourinho neste jogo, com os mesmos jogadores poderia ter jogado noutra tactica talvez mais equilibrados.
    depois existe outra questão o lukekabio à frente do dedic anula este ultimo que defende muito mal e como o primeiro não ajuda o dedic ataca pouco ora dedic vale pelo que ataca se não ataca e só defende é péssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. completamente, o dedic mais vale ficar cá atrás, do outro lado temos um Dahl que não é rápido nem um portento técnico sem suplente e temos um Andreas que começa a "desaparecer" ?
      Para o Arouca peço COJONES, Banjaqui .

      Excluir
    2. o schejelderup nunca apareceu sequer, fazer um bom joga a cada tres meses não é aparecer.
      só que existe quem ache que basta um jogador fazer um jogo bestial que é automaticamente craque, e só o seria se isso fosse feito de modo constante.

      o banjaqui que desceu da equipa b para os sub 23, calma muita calma com jogadores que acabaram de subir dos juvenis.
      uma coisa é meteres um jogador desses numa equipa oleada e a funcionar outra é meteres numa equipa em brasa onde a corda parte sempre pelo elo mais fraco, a malta pelos vistos já esqueceu que foi por isso que o ze gomes foi o que foi, ou o tomas tavares.

      Excluir

Temos que curar muitos benfiquistas da sua ausência de benfiquismo.

  Olhar para o nosso clube com desprezo pelos resultados é uma atitude desprezível, aceitar o acumular de empates e derrotas contra adversár...